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CURSO DE MESTRADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA (2011/2012)

domingo, 20 de maio de 2012

Os Sistemas de Educação e Formação para a Europa do conhecimento


Uma economia baseada no conhecimento não funciona no poder das máquinas, mas sim no dos cérebros - o poder de pensar, de aprender, de inovar.
Hargreaves, (2003:37)





A formação de qualquer individuo, para viver e ser capaz de actuar na sociedade de conhecimento, não pode mais ser pensada como algo que acontece somente em contexto escolar, ou seja, condicionado por um espaço físico e limitado pelo tempo. A aprendizagem deve ser entendida como uma actividade contÍnua que se estende ao longo da vida, valorizando todas as competências adquiridas e tornando úteis todas as experiências vividas e aprofundadas. O homem é um ser que evolui, evolui porque o contexto politico e social o permitiu e, acima de tudo, porque o homem, por si só, compreendeu a necessidade de actualização constante dos seus conhecimentos, bem como as consequências da competitividade acelerada a que assistimos no actual mundo do trabalho.

A aprendizagem ao longo da vida torna-se uma prioridade assumida por cada um de nós, quase que poderá ser entendida como um investimento pessoal que, ora denota o medo de ficarmos para trás, ora denota a curiosidade de usufruirmos as facilidades deixadas, por exemplo, pelos avanços tecnológicos.
"A aprendizagem ao longo da vida tornou-se uma necessidade de todos os cidadãos. Precisamos de desenvolver as nossas aptidões e competências ao longo das nossas vidas, não apenas para a nossa realização pessoal e a nossa capacidade de participar activamente na sociedade em que vivemos, mas também para sermos capazes de ter êxito num mundo laboral em constante mudança." Ján Figel (Quadro de Referência Europeu).

O nosso papel na sociedade estará comprometido se não formos capazes de acompanhar as evoluções operadas no seio da comunidade a que pertencemos. A necessidade de uma aprendizagem contínua é a chave d’Ouro para o sucesso da produtividade de qualquer mercado. Qualquer individuo que está hoje a desempenhar determinado serviço sabe que deve procurar aprimorar-se constantemente e manter-se actualizado para assim vencer novos desafios. A aprendizagem contínua apresenta-se, portanto, como uma condição necessária para que qualquer individuo possa manter a posição de trabalho que ocupa. Por este motivo, no final de 2006, o Conselho e o Parlamento Europeu adoptaram um quadro europeu de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Este quadro identifica e define as seguintes competências essenciais que os cidadãos necessitam para sua realização pessoal, a inclusão social, a cidadania activa e a empregabilidade na nossa sociedade baseada no conhecimento:

1) Comunicação na língua materna;
2) Comunicação em línguas estrangeiras;
3) Competência matemática e competências básicas em
ciências e tecnologia;
4) Competência digital;
5) Aprender a aprender;
6) Competências sociais e cívicas;
7) Espírito de iniciativa e espírito empresarial;
8) Sensibilidade e expressão culturais.

A conjugação das competências apontadas contribui para uma vida em sociedade bem sucedida e capaz de tirar proveito de potencialidades individuais muitas vezes esquecidas. O homem evoluirá sempre que for capaz de enriquecer os seus conhecimentos e actualizar as diferentes competências supra mencionadas, para o efeito, o programa de acção no domínio da aprendizagem ao longo da vida contribui para o desenvolvimento da Comunidade enquanto sociedade do conhecimento avançada, caracterizada por um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos e uma maior coesão social.




Bibliografia:
Hargreaves, A. (2003). O Ensino na sociedade do conhecimento. Porto. Porto editora.

Webgrafia:
A urgência das reformas para fazer triunfar a estratégia de Lisboa in: http://europa.eu/legislation_summaries/education_training_youth/general_framework/c11049_pt.htm (recuperado em 9/5/2012)
Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida- Quadro de ReferênciaEuropeu, in: http://ec.europa.eu/dgs /education_cultur/publ/pdf/ll-learning/keycomp_pt.pdf (recuperado em 9/5/2012

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